sábado, 29 de setembro de 2012

Emater-RN orienta crianças para a produção de hortas agroecológicas em escola de Natal

Divulgãção

Crianças cultivam alimentos saudáveis que são utilizados na merenda escolar

Crianças cultivam alimentos saudáveis que são utilizados na merenda escolar
Crianças de bairros periféricos de Natal estão aprendendo a manter qualidade de vida com a prática de bons hábitos alimentares, através do cultivo de hortas no estabelecimento de ensino onde estudam. "Horta Pedagógica - Semeando o conhecimento", que já está produzindo diversos tipos de hortaliças e legumes, com a orientação e aplicação de técnicas agroecológicas, por extensionistas rurais da Emater-RN, será inaugurada nessa sexta-feira (21 de setembro) no Centro Municipal de Educação Infantil Evangelina de Souza. 

A iniciativa é resultado de uma parceria entre Governo do Estado, através da Emater-RN, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e a escola situada bairro Lagoa Azul, na Zona Norte de Natal, com o Projeto de Agricultura Urbana e Periurbana.

O projeto tem caráter didático e conta com a participação das próprias crianças, de professores e demais servidores daquela escola. Uma metodologia aplicada é a construção dos canteiros em formas de letras e algarismos. A equipe escolar desenvolve a parte pedagógica com atividades em sala de aula, oficinas e palestras, orientando e incentivando e pais e alunos visando manter o projeto.
Segundo da coordenadora do projeto a extensionista rural da Emater-RN pedagoga Nísia Cordeiro, o objetivo é incentivar e orientar as crianças para a importância de uma alimentação saudável capaz de contribuir para o desenvolvimento físico e a melhoria do desempenho escolar. Outra finalidade é utilizar a produção da horta nos cardápios da merenda servida aos estudantes.
Nísia Cordeiro ressalta que uma equipe de extensionistas rurais visita a escola com frequência, prestando a assistência técnica e ensinando todas as práticas do manejo do cultivo da horta, tais como: o preparo do solo com a utilização de adubo orgânico, a produção de mudas, o plantio e a colheita. Na Horta Pedagógica do Centro Municipal de Educação são cultivadas folhagens (coentro, cebolinha, alface, rúcula, hortelã e couve) além de legumes (cenoura, beterraba e batatinha).

Nenhum comentário:

Postar um comentário